TudoViraAPP

Soluções APP na Nuvem, Vídeoaulas e Consultoria

DicasEmpreeendedorismo

Você sabe o que é SAAS? Você utiliza esses serviços no dia-a-dia e não sabia…

Você sabe o que é Saas?

Você utiliza esses serviços no dia-a-dia e não sabia...

  • SAAS significa “Software as a Service” (Software como Serviço, em português). É um modelo de distribuição de software em que o provedor do serviço disponibiliza o acesso a um aplicativo ou software por meio da internet, em vez de exigir que o usuário faça a instalação e manutenção do software em seu próprio computador.

No modelo SAAS, o provedor de serviços é responsável por toda a infraestrutura, manutenção, atualizações e segurança do software, enquanto o usuário paga uma taxa de assinatura para acessar e usar o software pela web. Em vez de comprar uma licença de software tradicional, o usuário obtém acesso ao software por meio de um navegador da web, geralmente utilizando uma interface intuitiva e amigável.

Facilitando o entendimento:

Não há mais necessidade de se investir em computadores, assistências técnicas especializadas em rede e servidores, sistemas de “no-breaks”, etc… Basta pagar bem menos por um serviço SAAS e se ter um conjunto de benefícios bem maiores do que você teria se tivesse tudo isso em sua casa ou empresa.

O SAAS é amplamente utilizado em diversos setores e oferece várias vantagens, tais como:

  • Acessibilidade: Os usuários podem acessar o software de qualquer lugar, a qualquer momento, desde que tenham uma conexão com a internet.

  • Escalabilidade: Os serviços SAAS são escaláveis e podem ser facilmente adaptados às necessidades do usuário, permitindo que empresas de diferentes tamanhos aproveitem o software sem grandes investimentos em infraestrutura.

  • Manutenção simplificada: O provedor de serviços é responsável por todas as atualizações e correções de bugs, o que reduz a carga de trabalho para o usuário.

  • Custos reduzidos: Em vez de adquirir uma licença de software cara e arcar com os custos de manutenção e atualização, o usuário paga uma taxa de assinatura mais acessível.

 

Alguns exemplos de Saas que fazem parte do nosso cotidiano:

    • Netflix: É uma plataforma de streaming de vídeo que oferece uma ampla variedade de filmes, séries de TV e programas de entretenimento por meio de assinatura mensal.

    • Spotify: É um serviço de streaming de música que permite aos usuários ouvirem milhões de faixas, criar listas de reprodução personalizadas e descobrir novas músicas com base em seus gostos e preferências.

    • Adobe Creative Cloud (para consumidores): Além de fornecer ferramentas para profissionais criativos, a Adobe também oferece planos de assinatura para consumidores, permitindo o acesso a aplicativos como Photoshop, Lightroom, Premiere Pro e outros.

    • Canva: É uma plataforma de design gráfico baseada na web que permite criar designs personalizados para mídias sociais, apresentações, cartões, convites e muito mais, mesmo sem experiência prévia em design.

    • Microsoft 365 (anteriormente Office 365): Oferece uma suíte de aplicativos de produtividade, como Word, Excel, PowerPoint e Outlook, para uso pessoal, permitindo a criação e edição de documentos, planilhas, apresentações e e-mails online.

Essas empresas SAAS tornaram-se populares entre o público consumidor final devido à sua acessibilidade, conveniência e oferta de serviços e conteúdos relevantes para entretenimento, criação e produtividade pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *